segunda-feira, 14 de março de 2011

ATP

Trisfofato de adenosina (ATP) → é a molécula responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por uma molécula de adenina, um açúcar (ribose) e três moléculas de fosfato.
O ATP armazena energia proveniente da respiração celular para consumo posterior, sendo essa energia armazenada nas ligações entre os fosfatos. É uma forma conveniente para o transporte de energia que será utilizada futuramente nos processos biológicos, se houver necessidade de conservar essa energia por muito tempo ela será transferida para os carboidratos e lipídios.
Uma das principais forma de produção do ATP é através da fosforilação oxidativa – meio presente na respiração celular. Onde um radical de fosfato é adicionado a molécula de ADP (adenosina difosfato)
As moléculas de ATP são importantes pois se a energia gerada pela queima da glicose não fosse por elas armazenas provavelmente o calor gerado destruiria a célula.
Na respiração celular enzimas especializadas no rompimento desta ligação liberam o fosfato e a energia, desse modo a molécula de ATP volta a ser uma molécula de ADP.

Fonte: Wikipédia


Nenhum comentário:

Postar um comentário