quinta-feira, 17 de março de 2011

Ciclo de Krebs

Ciclo de Krebs  → é uma das reações químicas celulares que ocorre em organismos aeróbicos. Nos organismos aeróbicos, a glicose e outros tipos de açúcares, ácidos graxos e a maioria dos aminoácidos são oxidados a CO2 e H2O por meio do ciclo de Krebs. Mas antes de entrar nesse ciclo, os esqueletos carbônicos dos açucares e ácidos graxos precisam ser quebrados até o grupo acetil do acetil-CoA, essa é a forma que o ciclo recebe a maior parte de sua energia.
Resumindo:
♦Para iniciar uma volta do ciclo, o acetil-CoA tranfere o seu grupo acetil para o oxaloacetato (um composto formado com quatro átomos de carbono) para formar o citrato (um composto formado com seis átomos de carbono). O citrato é transformado em isocitrato (molécula de seis átomos de carbono), que é desidrogenado, perdendo o CO2,dando origem ao α-cetoglutarato ou oxoglutarato (composto formado por cinco átomos de carbono). O oxoglutarato também perde CO2 e libera o succinato (composto formado de quatro átomos de carbono), ele é convertido enzimaticamente, em uma reação de três passos em oxalacetato (formado por quatro átomos de carbono) com o qual o ciclo foi iniciado; sendo assim, o oxalacetato está pronto para reagir com uma nova molécula de acetil-CoA e iniciar uma nova volta ao ciclo.
◘O ciclo de Krebs é importante no processo respiratório, pois sua influencia inicia a partir da formação de moléculas de ácido pirúvico que ao entrar na mitocôndria reage juntamente com o oxigênio formando gás carbônico e liberando elétrons de oxigênio. Também pode trabalhar em outras reações metabólicas como: a formação do citrato, a formação do isocitrato e outras.


Fonte:Brasil escola e infoescola

Nenhum comentário:

Postar um comentário